sábado, 9 de maio de 2009


Quem nunca se sentiu ameaçado por si mesmo, pelas suas atitudes futuras, pelas suas escolhas?
Quem nunca sentiu aquele frio na barriga ao enfrentar um problema, fazer uma entrevista, subir na montanha-russa, ou até mesmo por entrar num elevador?
Medo é um sentimento que todos, todos mesmo, sem excessão, já sentiram alguma vez na vida. O que varia é a intensidade do medo.
Quando somos pequenos sentimos medo ao aprender a andar, ao brincar de gangorra...Não podemos dizer que são "medos pequenos". Essa expressão não se encaixa nesse caso, pois somos apenas crianças, e para essas, dar o primeiro passo é algo totalmente novo e desafiador. É algo completamente desconhecido para elas.
Existem outros sentimentos que se juntam ao medo dependendo da situção. Alguns deles são: ansiedade, temor e insegurança.
Por exemplo quando vamos receber um resultado muito importante, de uma prova, um concurso, uma resposta de empréstimo, o que for... Os segundos que antecedem o conhecimento do resultado se enchem de medo, insegurança, a pessoa teme não conseguir a resposta esperada, e sente muita, mas muita ansiedade. As mãos suam, dá aquele frio na barriga, dependendo da situação chega até levar a pessoa a tremer e o coração disparar.
O medo é algo que surge dentro de nós mesmos que dão adrenalina, desespero...Quanto mais medo você tem de alguma coisa, mais difícil é pra você enfrentá-la.
A dificuldade é a mesma. Pra rico, pra pobre, criança, jovem ou adulto: enfrentar o medo. E é aí que entra uma palavra mágica almejada por muitos e que poucos possuem: coragem. Se todos tivessem a coragem de enfrentar seus medos, suas dificuldades...De se enfrentar sem temer as consequências, sem olhar pros lados, sem pestanejar! Por mais que você pense que seu medo é estúpido, bobo demais... O essencial é ter coragem pra enfrentá-lo.
Comece hoje a tentar enfrentar seus medos. Primeiro veja aquele que você acha menor, mais fácil e vá em frente, até conseguir alcançar o mais complicado pra você.
Se todas as pessoas tentassem, a vida seria menos difícil, seríamos mais capazes de encarar qualquer problema, qualquer dificuldade.
Mas, antes de enfrentar seus medos...Faça pra você mesmo uma pergunta: "Quais são os meus medos?"

Um comentário:

  1. Meus medos? Encontrar Rosimeri num beco escuro & envelhecer e deixar de ser hiperativamente hipomaniaca! =D)
    Tem uma frase do V de Vingança que é tri-legal:
    "Você não deve temer ao governo, é ele que deve temer a você." ui- anarcosindical \o/
    Bom, o medo é a única arma que qualquer pessoa tem contra você. É a forma de manipular mais certa que tem. Quer reprimir ou deixar paralisado? Bote medo em seu coração (que frase má :p) Quer um exemplo? O fanfarrão do Hittler na Segunda Guerra Mundial, caos e medo para todos os lados. Porém, existe a coragem (eos ursinhos carinhosos & Power Rangers - mas eles não entram agora)para dar forças, reerguer a estrutura, destruir o vilão e retomar ao controle.
    Tem outra frase do filme do demolidor que é bem bacana: Um homem sem medo é um homem sem esperança. Não havendo medo não há aquele desejo de que algo aconteça, pois não tem nada que me impeça de conseguir o que quero. Aí que está a cilada,porque há chances de errar. E herrar é umano.
    E se nós não tivessemos medo? Qual seria a utilidade dos filmes de terror? E aqueles filmes trash *.*? HAUAHUAHAUHAUAHAUHAUHA
    Medo tá na lista das coisas que precisamos para sobreviver.Porque nos impede bruscamente de realizar algo que não seja seguro :D

    ResponderExcluir